Alinhando expectativas para atingir objetivos

Alinhando expectativas para atingir objetivos

Você tem o hábito de alinhar expectativas quando está iniciando um novo projeto, negócio ou empreendimento?

Sempre que iniciamos um projeto, independente de fazermos ou não um planejamento, criamos expectativas, nos nossos corações e mentes. Pode ser um novo emprego, um novo cargo, um curso, uma empresa, uma viagem, um casamento, ter filhos e até comprar coisas. Nesses momentos depositamos nossos sonhos, desejos e esperanças de que aquele novo projeto vai nos trazer satisfação, realização, prazer, alegria e felicidade.

Só que, se a nossa expectativa for muito alta e os resultados forem diferentes e abaixo do esperado, corremos o risco de ficar frustradas, desanimadas, sem esperança, podendo até ficar doentes. Por outro lado, se você não tiver expectativa nenhuma, qualquer resultado que você alcançar poderá ser satisfatório.

E com quem você deve alinhar expectativas?

Antes de alinhar expectativas com as outras pessoas você deve ser muito realista e sincera com você mesma para saber o que realmente deseja. O processo de Coaching auxilia muito nesse sentido, pois trabalha com ferramentas de autoconhecimento que te permitem entender o que você espera das situações e identificar como as pessoas que estão mais próximas de você podem ajudar (ou às vezes atrapalhar).

Uma das grandes dificuldades nos relacionamentos, tanto no lado pessoal quanto profissional, é a comunicação. Cada pessoa percebe uma situação de forma diferente, de acordo com os seus valores, conhecimentos e experiências. O fato de você entender as suas expectativas e comunicar isso para as pessoas pode contribuir significativamente pra você ganhar tempo no futuro, pois não vai ter que ficar se explicando, justificando, lidando com conflitos e sentimentos ruins.

Te desafio agora a fazer um exercício simples: reservar um minuto do seu tempo para conversar com uma pessoa próxima, contando pra ela sobre um projeto que é importante pra você, quais são as suas expectativas e como ela pode te ajudar.

Faça desse exercício um hábito, e você vai ver como fica mais fácil e rápido atingir os seus objetivos e realizar seus sonhos.


Quero compartilhar com você um artigo bem interessante que ganhei “de presente”, e que fala de expectativas e relacionamentos.

“Quando depositamos muita confiança ou expectativas em uma pessoa, o risco de se decepcionar é grande. As pessoas não estão neste mundo para satisfazer as nossas expectativas, assim como não estamos aqui, para satisfazer as delas. Temos que nos bastar… nos bastar sempre e quando procuramos estar com alguém, temos que nos conscientizar de que estamos juntos porque gostamos, porque queremos e nos sentimos bem, nunca por precisar de alguém. As pessoas não se precisam, elas se completam… Não por serem metades, mas por serem inteiras dispostas a dividir objetivos comuns, alegrias e vida. Com o tempo, você vai percebendo que para ser feliz com a outra pessoa, você precisa em primeiro lugar, não precisar dela. Percebe também que aquela pessoa que você ama (ou acha que ama) e que não quer nada com você, definitivamente, não é o homem ou a mulher de sua vida. Você aprende a gostar de você, a cuidar de você, e principalmente a gostar de quem gosta de você.

O segredo não é cuidar das borboletas e sim cuidar do jardim para que elas venham até você. No final das contas, você vai achar não quem você estava procurando, mas quem estava procurando por você!