Construindo a sua imagem pessoal para vender mais
Você é daquele tipo de pessoa que fala constantemente frases do tipo: “eu não sei vender”, “eu não gosto de vender”, “eu não fui feita para vender” ???
Se você pensar um pouquinho, vai perceber que sempre está comprando ou vendendo alguma coisa.
Lembra quando você se arrumava pra sair com o primeiro namorado, caprichava no look e no perfume? Independente das suas intenções, você com certeza queria agradar e parecer uma pessoa legal.
E os momentos em que procurou um emprego fixo? Fazer o seu curriculum nada mais é do que divulgar e vender os seus serviços, o seu tempo, a sua experiência, os seus conhecimentos. A entrevista de emprego é o momento de identificar se aquela empresa é adequada para as suas aspirações de carreira e “vender seu tempo” para o entrevistador.
Um dos primeiros passos para a venda é fazer o seu marketing pessoal.
De uma forma muito simples, o marketing pessoal é uma forma de atribuir valor a sua imagem, criar autoridade, é uma maneira de as pessoas verem você de forma positiva. O valor da sua imagem influencia diretamente os seus relacionamentos pessoais e profissionais, e você pode utilizar isso de forma estratégica para aumentar suas vendas e alcançar seus objetivos.
No meu entendimento, o grande desafio de fazer Marketing pessoal é se fazer notar de uma forma sutil, sem ser invasiva ou parecer prepotente, arrogante e exibicionista.
Seja você mesma, seja autêntica!!!
Uma imagem não é construída da noite para o dia, e sim por meio de um processo que exige planejamento, reflexão e autoconhecimento. Fazer essa análise é fundamental para que você tenha uma base sólida que dará sustentação à imagem pessoal que você deseja criar.
Alguns aspectos devem ser levados em consideração quando você for divulgar a sua imagem e marca pessoal, como a sua aparência e comportamento.
A forma como você se veste diz muito sobre quem você é. A sua apresentação, roupas, maquiagem e postura vão refletir a sua imagem, inspirando confiança, autoridade e credibilidade. Seja sempre você mesma, mas esteja atenta para adequar a sua apresentação de acordo com o evento e o local.
Você precisa ter coerência no seu discurso. Apresentar-se de uma forma para a sua família e ser uma pessoa totalmente diferente no ambiente profissional pode contribuir para enfraquecer a sua imagem ao invés de fortalecer. Jamais tente vender aquilo que você não é. Isso destrói qualquer chance de construir um relacionamento duradouro e você pode perder o prestígio conquistado bem como a admiração das pessoas. Recuperar uma imagem em crise é muito mais complicado do que construir uma imagem sincera que tenha como base o seu caráter e a sua personalidade. O seu comportamento e atitudes revelam quem você é. As suas práticas devem ser coerentes com aquilo que você comunica sobre você.
É por meio das suas atitudes que você confirma os seus valores
Por onde começar?
Uma vez que você tenha definido todos os elementos que precisa para construir a sua marca pessoal, comece a exercitar o processo de divulgação dos seus produtos e serviços em um ambiente em que se sinta confortável, na sua primeira rede de relacionamento, que são os seus familiares, amigos e colegas mais próximos. Isso vai te trazer muito mais confiança para ampliar a sua ação de divulgação e relacionamentos para grupos que você não conhece até então.
Quando você trabalha o autoconhecimento e tem a clareza dos seus objetivos pessoais e profissionais está fortalecendo a sua autoestima e imagem pessoal, conquistando a segurança e confiança que precisa para vender mais e melhor.