Você tem medo de realizar os seus sonhos?
Sonhar pode ser delicioso, mas transformar os sonhos em realidade envolve um processo muitas vezes lento e delicado, que para ser sustentável precisa ser feito de uma forma consciente, com planejamento e organização.
Quando você faz um planejamento para trazer o seu sonho para “a terra”, iniciando pela definição de um objetivo específico, pode acabar se surpreendendo e ficando com medo dele. Ter a consciência das etapas, ações e investimento (de tempo, dinheiro e energia) necessários pode assustar e levar a um ciclo inconsciente de auto sabotagem e frustrações onde o principal responsável pela não realização do seu sonho acaba sendo você mesmo.
O que é preciso levar “na bagagem” para sair da zona de conforto e não querer voltar para trás no meio do caminho?
A “mala dos sonhos” que você vai precisar arrumar para a sua viagem inclui novas responsabilidades e atitudes, comprometimento, muitas mudanças, novas crenças, valores pessoais e diversos outros fatores, como:
Mudança de mindset – quando você faz mudanças significativas na sua vida precisa mudar principalmente os modelos mentais e comportamentos, adaptando-os para a nova realidade. Muitas vezes o ato de mudar de emprego ou de casa pode te dar a sensação de vitória. Pense que o “lugar físico” é somente uma pequena parte da mudança, “a casca”, a parte superficial. A parte mais importante para que a sua mudança seja bem-sucedida é a parte interior e invisível: mudar as suas crenças e o seu mindset.
- Como você enxerga a nova vida e o novo espaço?
- O que você vai fazer diferente a partir de agora?
“Insanidade é fazer tudo igual e querer resultados diferentes”.
Comprometimento com os resultados – quando você faz um planejamento cria expectativas e planos de ação. Comprometer-se com os resultados significa medir indicadores de desempenho durante todo o processo, de forma que os resultados sejam o mais próximo possível do esperado. Significa estar preparado para lidar com as consequências de resultados positivos e negativos, e ter a serenidade e consciência para ajustar as estratégias ao longo do caminho.
- Em uma escala de zero a dez, o quanto você está comprometido para realizar o seu sonho?
- Qual seria um pequeno passo que você pode dar hoje para realizar o seu sonho?
- Qual hábitos você precisa mudar na sua vida para chegar mais perto dos seus sonhos?
Assumir responsabilidades – caminhar na conquista da realização do seu sonho envolve identificar e assumir novas responsabilidades, com você mesmo e com todas as pessoas impactadas por ele. Ser responsável significa “responder, prometer em troca”.
- Que comportamentos você vai precisar mudar, que atividades vai ter que deixar de fazer, que novas atividades vai ter que precisar assumir na sua caminhada em direção à realização do seu sonho?
Tudo o que é conhecido é mais confortável, mesmo que seja algo não tão confortável assim. Para abraçar o seu sonho com paixão, é fundamental ter a atitude para mudar e sair da zona de conforto. A questão é que você está acostumado e se sente bem nesse lugar. É fácil se acostumar até com a dor e o sofrimento, não conseguindo ver o quanto é possível ser muito mais feliz fora dessa situação. Faz parte da vida conviver não só com as sombras mas também com a luz.
Quando você investe em um trabalho de autoconhecimento, sendo sincero e profundo no seu estudo, consegue trazer para a consciência todas as verdades que não quer ver. Esse é o primeiro passo para criar a coragem de mudar em direção a uma vida melhor, a vida que você merece ter, com prosperidade, reconhecimento, sucesso e muita felicidade!
“Todos os teus sonhos estão te esperando do outro lado dos teus medos”.
Imagem de Free-Photos por Pixabay