Adelaide Giacomazzi
Adelaide Giacomazzi

Roda do FOCO

Já aconteceu de você precisar entregar um ou vários projetos, estar com muito trabalho acumulado, e simplesmente não conseguir se concentrar por causa de alguma situação que tá te tirando o sono?

A falta de concentração acontece com todo mundo em vários momentos. E pode acontecer muitas vezes quando você tem pressa para finalizar um projeto ou fazer alguma entrega importante.

Eu encontrei essa ferramenta no livro “Peça e será atendido”, de Esther e Jerry Hicks, com os ensinamentos dos Abraham.

Como ela funciona?

Encontre tempo para respirar com o App OMM

Encontre tempo para respirar com o App OMM

O seu dia a dia é tão corrido que você fica com a sensação de que não tem tempo nem pra respirar?

Um momento de meditação se propõe a ensinar que o estado de concentração e paz não é um objetivo distante. A prática da meditação pode ser praticada em apenas um instante, em todos os lugares e em qualquer situação.

O método começa com um exercício que requer um minuto por dia. Com a prática, você levará cada vez menos tempo para se sentir focado e tranquilo para meditar em qualquer momento.

Martin Boroson, psicoterapeuta e escritor que atua em organizações com promoção de mudanças, encontrou uma forma interessante de lidar com a dificuldade de meditar.

Durante um insight que teve ao realizar uma prática de mindfulness de 30 minutos, ele começou a se questionar se tinha realmente colocado o timer, se sentia agitado e com a sensação de que o tempo demorava para passar, ficava imaginando se já tinham passado 10 minutos ou 1 hora. Quando decidiu olhar para o relógio conferiu que faltava somente 1 minuto, e ficou um pouco decepcionado ao pensar como tinha se afastado da prática por 29 minutos. Mas decidiu continuar e fazer a prática, em 1 minuto.

E este foi seu insight! Por que não parar por 1 minuto apenas e praticar?

Procurando a “luz no fim do túnel”

Procurando a “luz no fim do túnel”

Se você é empreendedora já deve ter acontecido de você ter se sentido em alguns momentos no escuro, sozinha, perdida, muitas vezes sem dinheiro e sem tempo, precisando de ajuda e de orientação. Querendo encontrar uma “luz no fim do túnel.”

Lembro de uma vez quando eu estava hospedada a trabalho em um hotel em Londrina, e meu quarto ficava no penúltimo andar do prédio. No último andar tinha uma piscina pequena com umas cadeiras e mesas, um ambiente bem gostoso. Eu tinha chegado do trabalho mas ainda tinha muita coisa pra fazer. Então eu decidi trabalhar mais um pouco nas mesas perto da piscina. Peguei o meu notebook, cadernos, lápis, garrafinha de água e mais um monte de coisas e resolvi subir pela escada, pois era somente um lance de andar.

Logo que eu entrei naquelas portas “corta-fogo” e comecei a subir, a luz apagou. Ficou tudo realmente muito escuro, eu não enxergava absolutamente nada. E onde estava o interruptor? É claro que eu não encontrava. A minha primeira sensação foi de pânico. Eu estava no meio da escada com degraus pra todo lado e eu tinha medo de cair. Fiquei na dúvida se eu voltava ou ia em frente. Me lembro como se fosse hoje da sensação ruim, de estar sozinha, sem saber pra que lado ir, e principalmente, no escuro total. As opções gritar e chorar foram consideradas, mas descartadas rapidamente. Imaginei que seu eu gritasse ninguém ia me ouvir. Sentar no chão e ficar chorando também não ia resolver, embora pudesse ajudar a extravasar e eliminar um pouco a angústia que eu estava sentindo. Eu também não queria derrubar o meu notebook e estava praticamente sem mãos livres. (no melhor estilo mãe de duas meninas, sempre com as mãos ocupadas).

Como eu saí dessa situação?

Avalie o tempo de uso no iPhone com o App Moment

Avalie o tempo de uso no iPhone com o App Moment

Você briga com os seus filhos porque acha que eles ficam muito tempo no celular? Ou é a sua família que está querendo a sua atenção e reclamando que você está trabalhando demais? Como saber se você está viciada no seu iPhone?

O aplicativo Moment monitora o tempo que você (e a sua família) passam no iPhone. O slogan utilizado pelo app é “Get back to your life”, com o sentido de você ter mais tempo para curtir a vida e se relacionar com as pessoas ao seu redor, ao invés de ficar 24 horas por dia com os olhos fixados no seu aparelho.

Ele te ajuda a ter consciência de quanto tempo você usa o telefone por dia e quantas vezes você pega o celular para fazer alguma atividade. Apresenta dados, estatísticas e gráficos diários, semanais e mensais para que você possa controlar melhor o seu tempo, definir limites de uso diário e ser notificada quando ultrapassar esse limite.

O monitoramento é feito de forma automática e “invisível”, consumindo pouca memória do seu celular.

Quais são os motivos que levam uma pessoa a ficar muito tempo no celular?

Herbert Simon

O que a informação consome é a atenção de quem a recebe. Eis porque a riqueza de informações cria a pobreza de atenção.

FOCO e produtividade para empreendedoras

FOCO e produtividade para empreendedoras

Trabalhar o foco e a atenção plena são essenciais para você, mulher empreendedora, que procura conciliar todos os papéis da sua vida pessoal e profissional.

A tecnologia pode te ajudar a desenvolver o foco e a concentração para usar melhor o seu tempo, ganhar agilidade, diminuir o estresse e atingir seus objetivos.

Participe do Workshop online, que acontecerá no dia 15/03/2018, de 09:00 a 10:30.

As vagas são limitadas e as turmas pequenas, para você poder colocar em prática os novos conhecimentos.

Para fazer sua inscrição clique aqui.

Conteúdo:

  • conceito multitarefa
  • teste de foco
  • lidando com as distrações
  • priorizando atividades
  • otimizando o uso do seu tempo nas redes sociais
  • autodisciplina
  • aplicativos de treinamento cerebral

“A realidade está onde você coloca sua atenção.” William James

Jeffrey Sachs

A atenção plena nos leva a gastar mais tempo e energia atendendo às nossas necessidades mais profundas e satisfatórias, nossas necessidades de significado e conexão.