Lidando com as frustrações da vida empreendedora

Lidando com as frustrações da vida empreendedora

Você, como empreendedor, já teve a sensação de levar um banho de água fria no rosto? Sabe quando você planeja, organiza, faz plano A, plano B, e quando pára pra avaliar verifica que a maioria das coisas não saiu conforme o planejado?

As frustrações fazem parte da vida da vida empreendedora e uma das formas de lidar com elas é alinhar expectativas, principalmente consigo mesmo e com as pessoas ao seu redor, aquelas que vão participar direta ou indiretamente das mudanças, da implementação das ideias e dos novos projetos.

Se a sua expectativa for muito alta e os resultados forem abaixo do esperado, você corre o risco de ficar frustrado, desanimado, sem esperança, podendo até ficar doente. Por outro lado, se você não tiver expectativa nenhuma, qualquer resultado que você alcançar poderá ser satisfatório.

“Feito é melhor do que perfeito. Mirar a perfeição causa frustração, no melhor cenário, e paralisa, no pior.” Sheryl Sandberg – COO do Facebook

Uma outra forma de lidar com as frustrações é desenvolver um mindset de crescimento, permitindo-se efetivamente gostar do que faz, e continuando a gostar mesmo diante de dificuldades.

Imagine uma cena com um bebê que está aprendendo a caminhar.

Workshop Mudança de Hábitos para Empreendedoras

Workshop Mudança de Hábitos para Empreendedoras

 

Mudar hábitos requer um pouco mais do que simplesmente força de vontade. Nesse workshop para mulheres empreendedoras você vai ter a oportunidade de conhecer técnicas e dicas úteis e práticas que vão te ajudar a mudar ou criar um hábito com muito mais facilidade, te ajudando a poupar tempo e dinheiro.

O Workshop é online e acontece no dia 22/03/2018, de 09:00 a 10:30.

As vagas são limitadas e as turmas pequenas, para você poder colocar em prática os novos conhecimentos.

Para fazer sua inscrição clique aqui.

Conteúdo

  • Como se forma um hábito
  • Loop do hábito
  • As seis fontes de influência
  • Garra e autocontrole
  • Disciplina
  • Autoobservação

“Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Por isso, a excelência não é um ato, mas sim um hábito.” Aristóteles

 

 

 

 

Delegação, protagonismo e bolinhos de polvilho

Delegação, protagonismo e bolinhos de polvilho

Quando eu era pequena muitas vezes tentava me aventurar na cozinha. Não me lembro com tantos detalhes da época nem do que eu tentava preparar. O que eu me lembro bem era de uma frase da minha mãe: “deixa que eu faço”. E ao dizer essa frase eu perdia não só a colher pra mexer a panela mas também a oportunidade de praticar, tentar e aprender.

O objetivo desse texto não é ficar reclamando da minha mãe. E eu também nunca tive o sonho de participar de concursos de culinária ou ser uma chef de cozinha (viva o delivery). A minha intenção é fazer você refletir se no seu dia-a-dia está tendo atitudes semelhantes, como por exemplo:

  • centralizar atividades e assumir responsabilidades que não são suas, evitando delegar (e depois se queixar que não tem tempo);
  • deixar de ensinar outras pessoas e acabar fazendo no lugar delas;
  • fazer com que outras pessoas executem atividades que são suas, perdendo a oportunidade de aprender coisas novas;
  • ficar na zona de conforto e terceirizar “atividades chave” e importantes.

Já aconteceu de você estar conversando com uma pessoa e se perceber completando uma frase ou pensamento no lugar dela? Quando você faz uma coisa por outra pessoa você está quebrando o fluxo de pensamento, o raciocínio, e de certa forma impedindo que ela crie as conexões cerebrais que são necessárias para ela entender melhor o assunto e consolidar aquele aprendizado.

“Melhor do que dar o peixe é ensinar a pescar”

E como delegar atividades?

Nicolau Maquiavel

Todos os caminhos da ação são arriscados, então a prudência não está em evitar o perigo (que é impossível), mas em calcular o risco e agir decisivamente. Cometa erros de ambição, e não erros de preguiça. Desenvolva a força para fazer coisas fortes, não a força para sofrer

Mude Tudo que Quiser – A nova ciência do sucesso pessoal

Mude Tudo que Quiser – A nova ciência do sucesso pessoal Compre aqui

Este livro de Kerry Patterson desmistifica a crença de que basta ter somente força de vontade para adquirir um novo hábito. Com uma abordagem nova e muito interessante os autores abordam o fato de que existem 6 fontes de influência que trabalham por você e contra você, e que induzem a forma como você encara os desafios de mudar o seu comportamento para atingir os objetivos desejados. E comprovam que aqueles que usam as seis fontes de influência nos seus planos de mudança tem 10 vezes mais probabilidade de sucesso do que quem não as usa.

Com base em diversas pesquisas realizadas em seu laboratório “Mude Tudo que Quiser”, localizado em Utah, apresentam uma série de táticas e exemplos de casos reais para você tentar mudar seus hábitos. Além disso, fazem o convite para que você seja a sua própria fonte de pesquisa, observando seus comportamentos e transformando suas ações em atos conscientes.

Conheça nesse texto algumas das táticas sugeridas para a mudança de hábitos.