Produtividade Saudável: como conquistar objetivos e resultados sem sacrificar a saúde e o bem-estar

Produtividade Saudável: como conquistar objetivos e resultados sem sacrificar a saúde e o bem-estar

Nos dias de hoje, a produtividade é muitas vezes associada à quantidade, ao fazer mais e bastante.

A crença de que é preciso fazer mais em menos tempo é comum, mas nem sempre é sustentável. Esse tipo de pensamento pode levar ao estresse, à exaustão e, eventualmente, ao burnout.

A verdadeira produtividade vai além de apenas “fazer mais”. Ela envolve trabalhar com consciência, propósito e equilíbrio, sem comprometer a saúde física, mental e emocional.

A produtividade saudável é um conceito que propõe justamente essa visão equilibrada, onde o foco está em entregar resultados com qualidade, sem sacrificar o bem-estar ao longo do processo.

Quais são os pilares da produtividade saudável?

1. Equilíbrio entre trabalho e descanso

Muitas vezes, a ideia de ser produtivo está associada ao trabalho ininterrupto. Mas o descanso e pausas estratégicas são essenciais para renovar a energia e manter a concentração ao longo do dia. Ao respeitar o corpo e a mente, o desempenho aumenta.

2. Definição clara de prioridades

Produtividade com Propósito: Conecte-se com Seus Sonhos
Adelaide Giacomazzi
Adelaide Giacomazzi

Produtividade com Propósito: Conecte-se com Seus Sonhos

O que significa produtividade para você? 🎯

Produtividade não é apenas fazer mais coisas em menos tempo. Ser realmente produtivo envolve alinhar suas ações com seus sonhos e propósito de vida. No canal do Roda dos Sonhos falo sobre como encontrar seu propósito de vida (link), e como suas escolhas diárias devem refletir o que é mais importante para você.

Quando comecei a trabalhar com produtividade há mais de 20 anos, meu foco era a melhoria de processos empresariais. Levei esses conceitos para minha vida pessoal e para a gestão da minha própria empresa, buscando sempre otimizar o tempo e equilibrar todos os papéis da vida pessoal e profissional.

Foi nessa jornada que descobri que produtividade verdadeira só faz sentido quando está alinhada com o que realmente nos move. 🌟

Encontre seu propósito: a chave para viver intensamente

Encontre seu propósito: a chave para viver intensamente

O que te faz acordar todo dia pela manhã animado para viver aquele dia intensamente?

Para muitos, essa pergunta pode parecer simples, mas a resposta é profundamente complexa e individual. No entanto, há um fator comum entre aqueles que despertam com entusiasmo: o propósito de vida. 🌟

Quando você não tem um sentido, um sonho ou um objetivo na vida, corre um grande risco de se entediar, ficar triste, desanimado e infeliz. Muitas vezes, isso pode até levar a problemas de saúde, pois emoções negativas acabam sobrecarregando o corpo. A falta de propósito pode ser tão sutil que muitas vezes nem percebemos o impacto que ela tem em nosso bem-estar. 🧠

É comum sentir que algo está errado quando nossas emoções estão em desequilíbrio. Tristeza e desânimo podem se manifestar fisicamente, causando cansaço, falta de energia e até doenças. Nosso corpo é um reflexo das nossas emoções e pensamentos, e quando esses estão desalinhados, nossa saúde física sofre as consequências. 💖

Ter um propósito de vida aumenta significativamente as chances de acordar animado, alegre e cheio de disposição. Quando você sabe por que está fazendo o que faz, cada ação ganha um novo significado. A sensação de missão cumprida ao final do dia, aquele sorriso no rosto antes de dormir, são indicativos de uma vida vivida com propósito. ✨

Como encontrar o propósito?

Autoconhecimento – comece pelo seu centro

Autoconhecimento – comece pelo seu centro

O autoconhecimento é muito importante para ter mais autocontrole e lidar melhor com as emoções e sentimentos, conquistando mais qualidade de vida, realização pessoal e profissional. Com mais ações preventivas do que corretivas perde-se menos tempo correndo atrás dos problemas, “apagando incêndios”, resolvendo crises e reagindo aos acontecimentos. Ganha-se maior controle da situação, e a possibilidade de ajustar com muito mais facilidade as rotas do caminho.

Se conhecer melhor diminui a ansiedade e o estresse e aumenta a sensação de controle, autoestima e autoconfiança. A pessoa se sente mais fortalecida, preparada, motivada e organizada para definir e executar os planos de ação, mais segura para ajudar as outras pessoas: familiares, amigos e clientes.

As instruções para procedimentos de emergência nos aviões são claras: primeiro coloque a máscara de oxigênio em você e depois nas crianças e pessoas que precisarem de ajuda. Se você não estiver bem consigo mesmo, como poderá apoiar os outros? Se você não se conhecer, não se entender, não tiver a clareza de seus anseios mais profundos, dúvidas, medos, sentimentos, propósito, como você vai poder conhecer melhor os outros, se relacionar com eles e ajudá-los?

Quanto tempo dura a felicidade?

Quanto tempo dura a felicidade?

Nas minhas pesquisas sobre produtividade encontrei uma afirmação de que “a felicidade dura apenas 3 meses”!!! E que a ciência chama esse efeito de esteira hedônica. Trabalhamos, progredimos e conseguimos coisas mais bonitas e em maior quantidade. No entanto, não nos tornamos mais felizes.

Esteira hedônica? O que é isso? E o que tem a ver com felicidade?

(Re)Definindo seus Sonhos de Vida

(Re)Definindo seus Sonhos de Vida

Você é uma pessoa empreendedora, que tem sonhos e expectativas de um futuro melhor? Ou a sua vida está no piloto automático e você nem se lembra se algum dia teve um sonho?

Sonho é um projeto de vida, algo que dá sentido à sua existência, que te faz encontrar a motivação para superar as dificuldades e aprender com os desafios.

Sonho ou desejo?

Encontrei uma definição muito interessante de Augusto Cury falando sobre a diferença entre sonhos e desejos. Segundo ele, “sonhos são projetos de vida e desejos são intenções superficiais”. O desejo é o querer, ter a vontade ou expectativa de possuir ou alcançar algo, satisfazer as necessidades mais básicas, como sobrevivência.

Independente se você tem muito ou pouco dinheiro, muitos ou poucos momentos de prazer, pode ser  complicado e doloroso ficar com uma sensação de vazio, como se a vida não fizesse sentido. E isso pode acontecer quando você não tem um sonho, ou quando ele está dormindo lá dentro de você e por diversos motivos você não tem coragem de acordá-lo.

“Cada sonho que você deixa pra trás, é um pedaço do seu futuro que deixa de existir.” Steve Jobs

Muitas pessoas podem ter dificuldade para identificar seus sonhos. Talvez porque nunca tenham parado para pensar de uma forma mais aprofundada sobre isso, ou estão muito ocupados com a correria do dia-a-dia, ou insistem em realizar alguns sonhos de infância que talvez não façam mais sentido.

Recebi uma mensagem de uma coachee muito querida na virada do ano, em que ela desejava “um renascer de velhos sonhos”.

Convido você a fazer uma reflexão profunda sobre os seus sonhos.

Você atingiu todos eles, ou está próxima de atingir?

Quando for (re)definir seus sonhos, você deve prestar muita atenção e ser o mais sincera consigo mesma. Não são os sonhos do seu pai, da sua mãe, do seu marido, do seu chefe ou de nenhuma outra pessoa. São os “seus” sonhos de vida.

Se é realmente um sonho que é seu e de mais ninguém, o que você está fazendo para tornar ele realidade? É mais fácil deixar ele guardado em alguma gaveta ou escondido dentro de você, muitas vezes fingindo  não perceber a autossabotagem para não realizá-lo?

Se você se sente muito longe ou distante, isso pode ter acontecido porque talvez esse sonho nunca foi seu de verdade, e sim de alguma outra pessoa com um alto poder de persuasão. E você simplesmente se deixou influenciar de alguma forma.

Você tem 3 alternativas:

  • Refletir com sinceridade e definir um sonho que é seu de direito, algo que faça sentido para você e para a sua vida
  • Definir um sonho que você entende que é seu e testar se é isso mesmo que você realmente quer, revendo depois se for necessário
  • Assumir que não é um sonho seu, e sim de outra pessoa (ou da sua empresa), mas que você está empenhado em ajudá-la a atingir porque isso vai te trazer algum benefício

 

Realizar sonhos exige muito planejamento, disciplina, garra e dedicação. A jornada pode ser difícil, mas a sensação de ter um sonho realizado é única e inesquecível.

Sem sonhos, a vida não tem brilho. Sem metas, os sonhos não têm alicerces. Sem prioridades, os sonhos não se tornam reais. Sonhe, trace metas, estabeleça prioridades e corra riscos para executar seus sonhos. Melhor é errar por tentar do que errar por omitir.Augusto Cury

Jeffrey Sachs

A atenção plena nos leva a gastar mais tempo e energia atendendo às nossas necessidades mais profundas e satisfatórias, nossas necessidades de significado e conexão.